Para aquele praticante do ferromodelismo, ou entusiasta em montar sua primeira maquete de trem em miniatura, sempre paira uma dúvida que, quando não é cruel, pelo menos é inquietante: a falta de espaço. Infelizmente, o padrão HO (escala 1:87), que é o mais comum no país, ainda é grande demais em alguns casos, onde o espaço é realmente escasso. Existem aquelas receitas comuns, como maquetes pequenas, em "L" nos cantos da parede, ou até mesmo dioramas, porém mesmo assim se corre o risco de cair em algo que é considerado um outro grande problema dentro desse problema (sim, redundante), que é o de recorrer à curvas apertadas.
Aqui no Brasil, por falta de infra-estrutura na construção das linhas férreas originais, empregaram-se vários artifícios que, se não eram recomendáveis e futuramente trariam problemas com o aumento de cargas ou concorrência rodoviária, pelo menos eram práticos no momento. E para driblar os terrenos muito acidentados interior adentro, recorrendo o mínimo possível às obras-de-arte (pontes, aterros e túneis), era mais fácil simplesmente seguir as curvas naturais das montanhas. Até por questão de economia, grande parte da bitola (distância entre os trilhos) adotada no país é de 1 metro, contra o 1,43m da bitola padrão internacional, o que permitia curvas mais fechadas e menores túneis, além de menos material na construção.
Muito bom o blog, uma sugestão: coloque uma legenda nas fotos, que indique local, ferrovia, etc.
ResponderExcluirOlá, sr. Bruno Sanches! A partir desta postagem passei a fazer isto, embora não tenha informações sobre todas as fotos, faço o máximo para contextualizá-las. No caso desta postagem, na ordem é:
ResponderExcluir1) Maquete de exposição de ferromodelismo na Alemanha;
2) Composição da NOB indo para Bauru;
3) Sistema de cremalheira Fell da E. F. do Cantagalo, na subida para Nova Friburgo - RJ;
4) Trecho da E. F. Curitiba - Paranaguá.
Maravilha, obrigado!
ResponderExcluirps: sem Sr :)
quando preciso de informaçôes sobre fotos ferroviárias, recorro a ABPF (Associaçâo Brasleira de Preservação Ferroviária).
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