quarta-feira, 20 de março de 2013

Apresentação - Um pouco de trens, um pouco de história...



                        "... e o som das roldanas girando conforme passavam os cabos de aço do funicular ecoavam por todo o silêncio da encosta da Serra do Mar..."


Resolvi fazer diferente, uma apresentação (se é que se pode chamar assim) no meio do blog, já após várias postagens. Sem compromisso, pois essa parte não é importante. É um mero praxe que, não apenas para fazê-los me conhecerem, pretendo apresentar a ideia que eu quero lhes passar nesse espaço.

Há três coisas que desde poucos anos de idade já eram minhas paixões: leitura, histórias e trens. Há de se notar também que, de certa forma, essas três coisas estão interligadas. O resultado é que virei historiador, não de fato, pois ainda não sou formado, mas de convicção, e cuja área de pesquisa é logicamente a história ferroviária. A outra parte completo aqui, escrevendo coisas que li, ouvi, analisei e concluí de tudo ligado ao tema durante todos esses anos. Longe de ser um conjunto de obras metódicas e rígidas, são apenas trechos para agradarem não apenas os entusiastas no assunto, mas também levar aos que nada conhecem sobre o assunto algo de novo, um verdadeiro mundo, longe de ser enfadonho, mas curioso e em certos aspectos pitoresco, pois o objetivo de um blog é entreter.


O título desse blog, "Mestre Ferroviário", não faz jus à uma pretensa falta de modéstia minha, e nem se refere a mim. Na verdade foi um título que pensei em pouco tempo, mas achei que caiu bem. Não sou mestre nem detentor de nenhum conhecimento absoluto sobre nada. Na verdade meu conhecimento vai pouco além do triângulo RJ - SP - MG em matéria de ferrovias, mesmo assim, como curioso, procuro algo além dessas fronteiras. Os créditos não são meus, mas dos autores e pessoas que viveram na época e puderam relatar as histórias aqui contadas.


Quanto às postagens, pretendo seguir assim: textos não muito extensos, a não ser quando necessários, e abusar de imagens, que é o mais bacana. Juntei um acervo de quase 5.000 fotos ao longo dos anos, e seria absurdo não compartilhá-lo. Pelo contrário, é dever ser divulgado. Embora os entusiastas queiram ver as monstruosas locomotivas modernas, deixo-lhes a triste notícia que elas não serão prioridade aqui. A razão disso é que por serem modernas, é fácil encontrar informações e imagens à disposição de quem procurar pela internet. Em compensação, ferrovias e trens mais antigos tem menos acervos disponíveis, portanto terão a prioridade aqui. Sem desânimo, afinal de contas são igualmente interessantes.

Mas nem só de ferrovias reais e textos melancólicos viverá esse blog. Esse será um espaço para falar também de modelismo, em especial o ferromodelismo, representação em escala de trens e paisagens ligadas a eles. Também terão outras curiosidades históricas e conteúdos que eu julgue interessantes para serem publicados por aqui, e assim compartilhar com vocês.


Enfim, espero que apreciem esse blog, e assim prosseguiremos divulgando novos conteúdos!


Matheus P. Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário