sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Áustria, trens e música - Österreich, zug und musik




"Sim, a Áustria é um belo lugar"...

Sempre que vejo alguma foto daquele país, repito a mim mesmo essa frase. Chamado de Österreich na língua germânica, algo como "reino do oeste" em tradução bem literal, para nós, cuja língua descende do latim, se transformou em Áustria. É um país rico em belezas naturais e cultura, tendo sido chamada durante o século XIX de "capital cultural da Europa", tamanha efervescência tanto musical quanto artística em geral reunida naquele país, lar de muitos ícones, como Mozart, Beethoven, Johan Strauss, etc. É de se entender, ao visualizar paisagens como as montanhas dos alpes austríacos salpicadas de neve e campos pontilhados de pequenas cidades com casas tipicamente pitorescas, imersas na imensidão do verde da terra com o azul do céu, que todo o romantismo do ambiente realmente é deveras inspirador.


A chegada do trem naquelas terras completou há pouco tempo 175 anos. Um pouco mais de tempo que aqui. Mas lá atualmente a malha ferroviária é estatal, controlada pela Österreichischen Bundesbahnen (Ferrovias Federais Austríacas), que conta com belos e modernos modelos ferroviários, como é o caso das belíssimas locomotivas Siemens Taurus. Mesmo estatal, há ares dinâmicos na rede ferroviária de lá, famosa pela publicidade em seus trens.

Pintura comemorativa dos 175 anos das ferrovias austríacas.

Como ouvinte de música clássica, me chamara particularmente a atenção duas homenagens da ÖBB - sigla da rede estatal - para com ícones musicais. A primeira ocorrera em 2006, por conta dos 250 anos do nascimento daquele que seria o maior ícone nacional: Wolfgang Amadeus Mozart.

Misto de genialidade e irreverência, Mozart é a personalidade austríaca mais popular.

Caprichadamente "envelopada", essa locomotiva circulou pelo país puxando trens de cargas e passageiros durante aquele ano. Trazia de um lado o rosto do compositor, enquanto que do outro lado estava representada a personagem mais famosa de suas obras: a Rainha da Noite, vilã da ópera "A Flauta Mágica" (Die Zauberflöte).

O outro lado da mesma máquina. Considerada um dos vocais mais difíceis, a Rainha da Noite fora idealizada por Mozart para ser interpretada pela irmã de sua esposa, que era uma talentosa e famosa cantora, cujas habilidades vocais ele muito admirava.

Em 2009, foi a vez de homenagear Joseph Haydn. Ao lado de Mozart e Beethoven, Haydn é um dos compositores mais respeitados da Áustria, sendo considerado o representante do "classicismo vienense". Era irmão de Michael Haydn, também compositor e amigo de Mozart em Salzburg.

2009 fora marcado pelo bicentenário da morte de Haydn.

Este ano, 2013, foi marcado pelo bicentenário de nascimento de dois ícones da ópera: Giuseppe Verdi e Richard Wagner. Verdi, como um amigo meu descrevera, "fora o herói do Scala de Milano, templo máximo do canto operístico", sendo considerado o maior compositor nacionalista italiano. Richard Wagner fora sua contraparte alemã, igualmente importante para o cenário germânico, sendo considerado ao lado de Goethe e os irmãos Grimm um dos heróis da identidade nacional alemã, resgatando-a através de suas obras sobre lendas, cruzados, deuses e anéis. Por conta dessas ilustres figuras, mais uma vez a ÖBB caracterizou uma de suas locomotivas como forma de homenagem:


Acima e abaixo: mesma máquina, mostrando em cada lado um painel artístico representando Verdi e Wagner através de elementos de suas obras.


Interessante observar a presença da marca Roco nas publicidades estampadas. A Roco, centenária empresa fabricante de trens elétricos da Áustria, como era de se esperar de um fabricante europeu, lançou edições especiais de todos os modelos, com todos os caprichos disponíveis para os trens elétricos em escala HO (1:87), como DCC completo com som e música, e carcaça em metal finamente detalhada e pintada. Tudo isso por um preço muito salgado, como era de se esperar de uma edição limitada de um modelo europeu.

Modelo Roco com pintura do Mozart, lançado em 2006.

Modelo Roco com pintura do Haydn, lançado em 2009.

Modelo Roco com pintura Verdi/Wagner, lançado este ano.











Um comentário: