sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Central do Brasil e os trens de subúrbio

Movimentação na estação D. Pedro II no início do século XX.

Seguindo a deixa do artigo "O curioso caso do circular da D. Pedro II", a partir de agora disponibilizarei um breve histórico sobre a evolução do transporte urbano através das linhas da Central do Brasil no estado do Rio de Janeiro.

Seu projeto pioneiro em terras brasileiras trouxe um novo conceito desenvolvido pela revolução industrial e resultado direto da criação da estrada de ferro e a consequente capacidade de transporte de grandes cargas: o transporte coletivo de massa, e assim possibilitou a ágil expansão dos núcleos urbanos mais distantes da Côrte, agilizando o povoamento das áreas em direção ao Vale do Paraíba. 

Uma vez consolidadas essas novas áreas, o transporte ferroviário suburbano se tornou uma via de deslocamento essencial para essa população. Ao longo desses mais de 150 anos, o sistema de trens de subúrbio atravessou diversas crises, mudanças de gestão e grandes eventos políticos, que contribuíram direta ou indiretamente em renovações profundas em seus aspectos, assim como nos próprios aspectos da população.

Por conta de sua importância no cenário econômico e social daquela que por tantos anos fora a capital do país, achei interessante dedicar as próximas postagens a esse ícone cultural carioca.

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