quarta-feira, 18 de junho de 2014

Nota de Esclarecimento





O blog está parado. Iniciei uma série sobre o início das estradas de ferro no Brasil, mas não passei da primeira parte. Mas isto não significa que abandonei este espaço. 

De certo, há meses não escrevo nada, mas tenho um motivo, relacionado com o próprio tema: estou fazendo um levantamento historiográfico acerca dos trens de subúrbio do Rio de Janeiro, porém mais específico do que o que já escrevi aqui. Trata-se especificamente dos planos de eletrificação, e do processo de melhorias ocorridas durante as primeiras décadas do século XX.

A ideia do projeto é mostrar o que foi feito para resolver a terrível crise acumulada no período: demanda cada vez maior pelo transporte, saturação do tráfego, trens além do limite de vida útil, falta de combustível. Tudo isso de uma vez, gerando uma terrível dor de cabeça à administração da ferrovia. A volta por cima se deu através de medidas práticas, e até certo ponto criativas, para salvar a mais importante via de interligação nacional do período.

Conto com a compreensão de todos, pois é um trabalho extensivo, tenho prazos a cumprir, além de aulas para lecionar e assistir. Mas digo que sairá algo novo dentro de alguns dias.

Mais uma vez peço perdão pela demora.





Um comentário:

  1. Excelente blog, muito bem escrito e bem documentado. Passarei a acompanhá-lo. Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir